SOCIUS

Membros / Investigadores

Eunice Castro Seixas

 
Dados Pessoais

Nome: Eunice Castro Seixas
Email: euniceseixas@gmail.com

Formacao Academica

Doutorada em Sociologia (especialização em Pós-Colonialismos e Cidadania Global) pela FEUC, 2013.
Mestre em Psicologia Social pela FPCE da UP, 2004.
Licenciada em Psicologia (especialização em Psicologia da Saúde) pela FPCE da UP, 1996.

Situação Profissional Atual

Investigadora contratada pelo SOCIUS/CSG e coordenadora do Projeto CRiCity - “As crianças e o seu direito: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças”, financiado pela FCT (PTDC/SOC-SOC/30415/2017).

Domínios da Investigação

Direito à cidade; direitos das crianças; cidades inclusivas e sustentáveis; políticas para a sustentabilidade; violência urbana; estudos críticos do terrorismo; estudos críticos sobre transparência; Balcãs; Federação Russa.

Publicações Relevantes

Rodrigues, J., Ferro, L. Teixeira Lopes, J. & Castro Seixas, E. (2021). “The City and the Park in Times of Pandemic: Children’s Practices in Public Spaces Before and After the Lockdown in Porto, Portugal.” In Brian Doucet, Rianne van Melik and Pierre Filion (Series Editors), Global Reflections on COVID-19 and Urban Inequalities series, Volume 3: Public Space and Mobility. Bristol University Press. https://bristoluniversitypress.co.uk/volume-3-public-space-and-mobility

Castro Seixas, E. (2021). “Parliamentary Discussion of Counter-terrorism in Portugal: Discourses on the Right and on the Left.” Téwodros Workneh and Paul Haridakis (Eds), Counter-terrorism Laws and Freedom of Expression: Global Perspectives, pp. 43-64. Lexington Books.

Castro Seixas, E. (2021). Urban (Digital) Play and Right to the City: A Critical Perspective. Front. Psychol. 12:636111. doi: 10.3389/fpsyg.2021.636111 (Scopus: Q1)

Castro Seixas, E. (2021). War Metaphors in Political Communication on Covid-19. Front. Sociol. 5:583680. doi: 10.3389/fsoc.2020.583680 (Scopus)

Castro Seixas, E.; Tomás, C.; Giacchetta, N. Os Jardins/Parques Urbanos de Lisboa pelo Olhar de Adultos e pela Ação das Crianças. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 134-163, jul. 2020. ISSN 2178-2679. Doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6890 (WoS)
Curriculum CV